domingo, 28 de novembro de 2010

Sabado é dia de PIZZA!!!

Desde que eu e minha esposa moramos juntos, Sábado a noite é dia de pizza! Na verdade essa "tradição" minha esposa já cultuava e, bons de prato como somos, mantemos ela viva sem o menor esforço.

Pizza de tomate seco
Pizza aqui em casa tem que ser feita do zero, o que significa que sempre após o café da tarde de Sábado eu já pego os ingredientes básicos da massa para deixá-la descansando para o banquete noturno. Aqui começa a minha primeira dica para os fanáticos por pizza: COMPREM UMA BATEDEIRA DE MASSA!

É perfeitamente possível fazer a massa na mão mas assim que você compra a batedeira toda a preguiça desaparece e o mestre padeiro dentro de você acabará aflorando. A minha batedeira é uma Hamilton Beach Ecletrics.

Como já faço a massa a muito tempo, já tentei de tudo com a mesma: pouco óleo, muito óleo, trocar óleo por azeite, usar semolina ao invés de farinha e o que mais vocês conseguirem pensar. Por isso, acredito que a receita de massa abaixo é perfeita para fazer em fogão a gás doméstico.

Segue os ingredientes que rendem dois discos de pizza grandes (40 cm) e um pequeno (25 cm):

  • 500 g de farinha de trigo (sem fermento)
  • 1 copo de agua morna
  • 1/4 de copo de óleo de soja
  • 2 colheres de chá de fermento de pão seco 
  • 1 colher de chá de açúcar refinado
  • 1 colher de café de sal 

O modo de preparo é o seguinte: coloque na batedeira uma xícara de farinha de trigo, sal, açúcar, fermento e misture. Adicione a agua morna (dizem as más línguas que a água quente mata o fermento então cuidado com a temperatura - 10 segundos no microondas é o suficiente) e o óleo batendo até formar uma mistura homogênea. Adicione o restante da farinha, batendo sem parar, até obter uma massa que gruda pouco nos dedos.

O importante aqui é não adicionar muita farinha pois na hora de abrir o disco você terá a oportunidade de adicionar mais farinha até ela chegar no ponto correto para abrir. Deixe a massa crescer tampada com um pano úmido e uma sacola plástica por 45 minutos a 1 hora (depende da temperatura do dia).

Para que a massa não fique encharcada com o molho e cozinhe por completo, o ideal é pré assá-la assim que abrir o disco de pizza. As pizza devem sempre ser assadas no fogo mais alto do forno porém utilizando a grade de maior altura disponível.

O recheio fica ao gosto do freguês. Aqui em casa os campeões são: rúcula com tomate seco, milho (gosto de colocar o milho sempre em baixo do queijo e junto com o molho de tomate), marguerita (sempre congelo umas folhinhas de manjericão que compro na feira).

Abaixo segue as fotos do último banquete...

Pizza de Tomate Seco

Meia Marguerita meia Calabresa

O melhor de fazer duas pizzas no Sábado é que sempre sobra massa para fazer um belo Calzone no Domingo....


Calzone de tomate seco
Bom apetite!!!



Um comentário:

  1. Esta massa é base para fazer esfirras, pães recheados, pizza enrolada...e por aí vai. Vale a imaginação e criatividade na cozinha. Bom apetite!

    ResponderExcluir