quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Peixe na Brasa

A carne de pescado, além de deliciosa em qualquer prato, é super delicada no preparo e exige, assim, o bom conhecimento sobre o correto uso de cada tipo de peixe.

Para conseguir fazer uma deliciosa posta de peixe na brasa, o primeiro ponto é logicamente escolher um bom pescado que aguente o calor do fogo na churrasqueira. O ideal é usar peixes de couro, com bastante gordura e o corte deve ser grosso sempre mantendo a pele (couro ou escamas). Exemplos de peixe que são ideais para esse tipo de cozimento são: Atum, Salmão, Pintado, Meca. Esse último, não é muito conhecido, porém tem um sabor insuperável por ser um peixe branco.

Fim de semana achei na peixaria um belo corte de Meca e não perdi tempo em realizar mais uma receita deliciosa. Os ingredientes são:
  • Duas postas de Meca, com couro (espessura de 2 dedos)
  • Paprika doce
  • Tajin
  • Limão
  • Sal, azeite
Todos devem estar pensando afinal o que é o Tajin? Essa foi uma descoberta gastronômica que fiz quando morava na America Central e que só é encontrado no México. Ele é um condimento a base de pimenta e limão que se adequa maravilhosamente com pescados e saladas.

Segue a foto abaixo e se alguém souber onde vende no Brasil me avisa por favor pois meu estoque está no fim!!!

Usei o primeiro para temperar a meca...

O modo de preparo é bem simples, acenda a churrasqueira com antecedência e deixe o carvão queimar até virar brasa. Coloque as postas em uma grelha e deixe até dourar de um lado.


Vire, use um pincel gastronômico para untar com o caldo do tempero e deixe dourar.


Vire mais um vez e está pronto para servir. O acompanhamento desta vez foi um risoto de camarão com cogumelos secos. Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário