quinta-feira, 4 de março de 2010

Costela para todos os gostos!!!

O melhor de uma boa comida preparada em casa é a liberdade de fazer o que der na "telha". Um clássico exemplo disso aconteceu no fim de semana passado.

Eu sou aficionado por molho barbecue mas a Rô (minha esposa) não curte tanto. Então, resolvendo a questão de como comer uma costela de porco, fiz uma costela com dois sabores: metade barbecue e a outra metade com ervas e limão.Vamos para a mágica!!!

Primeiro tempere a costela de porco com apenas temperos secos: sal grosso, pimenta calabresa, paprika, alecrim e salvia. Deixe marinar por uma ou duas horas enrolada no papel alumínio.

Nesse meio tempo, prepare o molho barbecue. Coloque duas colheres de sopa de açúcar mascavo no fogo até derreter. Junte 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico e duas de molho inglês, deixando formar uma calda. Agregue catchup (umas 12 colheres), mostarda amarela (8 colheres) e pimenta (de preferência molho tabasco). Deixe cozinhar um pouco e está pronto. DICA: Se estiver muita ácido, agregue mais catchup.

Na churrasqueira, coloque a costela para assar no bafo por mais ou menos 45 minutos. Se não tiver churrasqueira de bafo, faça como eu, coloque uma forma quadrada por cima.

Depois dos 45 minutos, abra o papel alumínio, tempere o lado que será de ervas com meio limão siciliano e suas raspas da casca e o outro lado cubra com o molho barbecue. 
Deixe sempre o lado do osso virado para o fogo e, por mais 15 minutos, pincele o lado do barbecue com o molho. Nos 10 minutos finais, vire o lado da carne para o fogo. Antes de servir, tire cinco minutos da brasa e corte sempre na direção dos ossos.

 

Acompanhe com um bom arroz a grega e bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário