sábado, 21 de janeiro de 2012

Sem palmito, não tem problema: Escalope de Peixe recheado com Cogumelo Eryngui

Eu simplesmente adoro receitas de escalope de carne, frango ou peixe recheados com palmito. Esse fim de semana, eu estava totalmente inclinado a seguir nessa mesmo direção fazendo uma receita de escalope de pescada branca com palmito quando tive uma visão: trocar o palmito por cogumelo eryngui (ou eringui).

Escalope de Peixe recheado com Cogumelo Eryngui
Eu sei que muitos irão já reclamar dizendo que é praticamente impossível encontrar esse tipo de cogumelo mas, a beleza da migração japonesa para o estado de São Paulo, é a dádiva de encontrar essas delícias em diversos supermercados, principalmente os do bairro da Liberdade. Para quem não conhece, segue a foto do mesmo.
Cogumelo Eryngui
Para a receita com quatro escalopes, ideal para duas pessoas, vocês irão precisar de:
  • 4 filetes de pescada branca
  • 200g de cogumelo eryngui
  • 1/2 limão siciliano
  • Noz moscada
  • Paprica doce
  • Palitos
  • Sal e azeite
Inicie o preparo temperando os filetes de peixe com sal, noz moscada, paprica, raspas e sumo de limão. Deixe marinar por 5 a 10 minutos e, nesse intervalo, aproveite para cortar todos os cogumelos no sentido vertical. Tempere os cogumelos com um pouco de sal e enrole o peixe a redor deles usando um ou dois palitos para segurar o rolinho criado. 

Para assar, regue uma assadeira de vidro com azeite, faça uma cama com os cogumelos que sobraram e coloque os escalopes no topo. O forno deve estar bem quente (250 graus) e o cozimento não deve passar de 10-15 minutos (basta dourar o peixe). 

Sirva os escalopes de peixe com arroz branco e salada verde. 

Escalope de Peixe recheado com Cogumelo Eryngui
Simplesmente delicioso para estes dias de calor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário