domingo, 4 de dezembro de 2011

Gostinho de Minas: Galinhada com Pequi

Em grande estilo retorno a minhas atividades no BLOG. Não parei de cozinhar e fazer novas receitas mas o problema era tempo e inspiração de escrever. Realmente invejo os jornalistas e blogueiros profissionais que tem a inspiração de escrever todo dia...

Acho que já comentei por aqui que minhas férias, quando pequeno, na maior parte do tempo ficava na casa dos meus avôs (sul de minas - cidade de Campo Belo) e foi onde aprendi a cozinhar com minha avó. Uma das minhas épocas favoritas era o fim de ano pois os pequizeiros sempre estavam cheios na fazenda do meu avô e ele sempre nos pedia para colhê-los.

Hoje o almoço aqui em casa teve um gostinho de minas e, também, da minha infância: Galinhada com Pequi. A comida foi feita a quatro mãos (eu e minha esposa) e teve até vinho para completar.

Galinhada com Pequi
Vinho: Sol de Sol Chardonnay
Para quem não conhece, o pequi é uma fruta do serrado brasileiro e é muito usado em Minas e também em Goiás. O fruta é de uma cor verde escura e o que é aproveitado na culinária são suas sementes envoltas em uma poupa amarelo ouro (parece até gema de ovo).

Pequi
Para os desavisados, a dica mais importante do pequi é que a poupa amarela deve ser raspada com cuidado pois logo abaixo existem espinhos. A fotos abaixo demonstra o perigo de um desavisado dar uma dentada na semente ou mesmo tentar comê-lo com garfo e faca. Não é uma prato requintado pois pequi só se come com as mãos!!!
Espinhos do pequi
Sem mais histórias, os ingredientes da receitas são detalhados abaixo (para 4 a 5 pessoas - dependendo da fome é claro):

  • 500g de de coxa e sobrecoxa de frango sem pele
  • 1 xícara de arroz
  • 500ml de caldo de legumes
  • 1 espiga de milho verde cozida debulhada
  • 4 pequis (aqui em São Paulo eles são encontrados nos ambulantes no entorno do Mercadão Municipal)
  • 1/2 pimenta dedo de moça
  • 1 cálice de pinga
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • Açafrão
  • Cebolinha e cebolete
  • Sal, alho, cebola e óleo 

Para fazer a receita, comece temperando o frango com sal, alho e cebola. Aqueça uma panela grande (dê preferência para as de ferro), unte com óleo e adicione pimenta dedo de moça, cúrcuma, açafrão e o frango. Quando estiver bem dourado, adicione o pequi e milho, ajustando o sal se necessário.


Em uma outra panela esquente o caldo de legumes até fervura. Misture o arroz, já lavado e escorrido, ao frango e adicione o cálice de pinga (se quiser pode flambar para tirar o álcool).


Adicione dois terços do caldo de legumes e cebolinha picada, colocando em fogo brando e deixando cozinhar com meia tampa. Se secar, verifique se o arroz estiver cozido e, neste caso, adicione mais caldo até ter o ponto correto do arroz. Ao servir, salpique com cebolete!


Tomara que vocês façam, o sabor é indescritível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário