O músculo é uma dessas carnes. Seu preço em supermercados é bem mais barato do que outros cortes mais nobres e o seu preparo é bem complicado porém, se bem feito, traz contigo uma qualidade no prato final digno de restaurante.
Aqui em casa nós adoramos músculo. A maioria das vezes fazemos na pressão com batata que fica simplesmente divino. Desta vez, vou tentar ensinar uma receita feita com vinho tinto que é a base para fazer um Ragu delicioso que substitui um molho bolonhesa em qualquer tipo de massa.
Os ingredientes do músculo ao vinho tinto são:
- 1Kg de musculo partido em cubos grandes
- 500ml de vinho tinto seco
- 1 cebola pequena
- 1 talo de alho poró
- 3 folhas de louro
- 1 colher de paprika picante
- 2 dentes de alho
- Sal, azeite
O modo de preparo inicia-se em uma panela de pressão. Adione o azeite, cebola, alho-poró e alho deixando dourar. Coloque os cubos de músculo (espere a panela ficar bem quente) de forma a dourá-los. Assim que dourados, adicione o sal, paprika, louro e o vinho fechando a panela de pressão. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio-baixo.
Abra a panela de pressão e verifique a consistência da carne, se estiver desfazendo não será necessário voltar a pressão. Nesse momento, a carne já está pronta e basta adicionar batatas e cozinhar por mais dez minutos (fora da pressão) para ter um ótimo prato.
Para o Ragu deve-se separar 8 cubos de carne e desfia-los com um garfo. Os ingredientes do Ragu são:
- Musculo desfiado
- 1 lata de molho de tomate
- 3 colheres de catchup
- Meio cálice de vinho tinto seco
- 10 azeitonas verdes sem caroço
- 20 folhinhas de manjericão
- Salsinha
- Sal, azeite e alho
Doure o alho em uma panela e adicione o músculo com as azeitonas. Adicione todos os outros ingredientes e deixe apurar em fogo baixo por volta de 45 a 1 hora, até ter uma consistência de molho grosso. Com esse molho, basta adicionar a sua massa.
No caso do nhoque, gratinei por 10 minutos no forno com queijo parmesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário