Esse fim de semana tive a grande sorte de encontrar na barraca de peixe da feira uma variedade de tamanhos de lagostins frescos e vôngoles ainda na casca. Decidi fazer, para acompanhar uma pescada frita com molho de camarões, uma entrada que seria chamada de "mariscada" se não fosse o ingrediente principal o lagostim. Não sei se existe a palavra mas fica batizado de "Lagostinzada".
Os ingredientes são (para duas a três pessoas):
- 4 Lagostins grandes
- 4 Lagostins médios
- 300g de vôngole na casca
- 1 taça de Prosecco
- 1 ramo de orégano fresco
- 1 ramo de tomilho fresco
- 2 folhas de alfavaca
- 1 colher de paprika picante
- 1 limão médio
- Sal, pimenta branca moida e azeite
Comece preparando os lagostins fazendo um corte, com uma faca bem afiada, no rabo dos mesmos e deixando-os marinando em sal, limão, paprika e pimenta por 20 minutos. As ervas devem ser amarradas com um barbante ou inseridas para cozimento em um tecido de tela para que, ao fim do cozimento, possam ser retiradas mas facilmente.
Após os vinte minutos, esquente uma panela grande untada com um fio de azeite e adicione os lagostins. Assim que mudarem de cor, ficarem com um vermelho mais intenso, adicione os vôngoles e todos os outros ingredientes, inclusive o caldo restante do marinado. Basta cozinhar em fogo médio até que os vôngoles se abram e está pronto para servir.
A unica dica que tenho para comer é a seguinte: use um babador e as mãos pois é impossível comer sem se sujar!