domingo, 29 de junho de 2014

Vida Saudável: Pão de Batata e Cenoura sem glúten

Entrando na onda da geração sem glúten, decidimos aqui em casa tentar fazer uma dieta mais leve, cortando um pouco o glúten. Não é nada radical pois, pela manhã, não consigo largar de um bom pãozinho de sal mas, para ser sincero, foi muito legal pois abriu um novo mundo de farinhas e receitas que não conhecia. O pão não é simples de fazer pois os ingredientes exigem uma visita a lojas de produtos naturais ou uma busca em sites especializados na internet.

Começamos então pela farinha que substitui a farinha de trigo (pode ser usada em qualquer receita):

Farinha sem glúten:
- 1 kg de farinha de arroz branco
- 500g de fécula de batata
- 250g polvilho doce

Basta misturar todos ingredientes e guardar em local seco para utilizar em qualquer receita substituindo a farinha de trigo.

Agora os ingredientes da receita do pão:

- 400 g de farinha sem glúten
- 3 ovos
- 100g de margarina
- 1 iogurte natural inteiro
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de chia
- 2 colheres sopa de fermento biológico seco
- 4 batatas médias cozidas
- 1 cenoura cozida
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de goma de guar

Agora você deve estar pensando, que raios é goma de guar! Infelizmente o que deixa o pão elástico é o glúten da farinha de trigo, sem ele o pão fica seco e esfarelado. A goma de guar é um espessante natural que faz com que pães sem glúten tenham a mesma textura do pão com glúten.

Comece a receita com os elementos líquidos, misturando assim os ovos, margarina, iogurte, batatas e cenouras, os dois últimos espremidos. Quando estiver homogêneo, junte açúcar, fermento, chia e o guar. Adicione por fim o sal e farinha, aos poucos, até obter uma massa em ponto de bolo. Coloque a massa em uma forma de pão untada com margarina e farinha, deixando crescer por 45 minutos a 1 hora.

Em um forno pre-aquecido a 180 graus, deixe assar por 40-50 minutos até que esteja bem dourado por cima. Quando estiver pronto não deixe na forma pois o pão tem sua bastante e pode ficar bem molhado.

Dura muito bem até uma semana na geladeira!


Bom apetite!!!