domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quinoa

A quinoa é muito fácil fazer. Prepare como arroz: para cada xícara de quinoa, 2 de água, alho, cebola e sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo. Quando secar a água está pronto. Depois de pronto você pode acrescentar tomate seco picado e rúcula, salsa e cebolinha, vai da criatividade. Substitua o arroz pela quinoa na refeição. Muito saudável e uma delícia.

Eu adoro cozinhar, quando meu marido deixa. Ele adora inventar, criar novos pratos. Costumo ser sua ajudante e maior apreciadora.

Churrasco!!!

Inegavelmente o churrasco é uma mania nacional ainda mais no calor absurdo que está fazendo estes últimos dias. Hoje, como tenho feito nos últimos fins de semana, armei todo o circo para assar uma carne na brasa.

Essa semana consegui comprar uma peça da minha carne favorita: a Maminha. Com uma capa pequena de gordura, o sabor bem suave e realçado quando assada no fogo aberto com apenas sal grosso. Adoro assá-la da seguinte maneira:

  1. Tempere a peça inteira com sal grosso e coloque na churrasqueira (grelha com furos redondos) com o lado da gordura virado para a brasa. Deixe no fogo até que a gordura esteja bem assada;
  2. Retire do fogo, corte em pedaços de aproximadamente dois centímetros, salpique com mais um pouco de sal grosso e volte para a churrasqueira;
  3. O momento de retirada depende do gosto de cada um mas, devido a pouca gordura, o ideal é não assá-la excessivamente para não ficar ressecada.
Para acompanhar essa maravilha vinda diretamente do pasto, comprei uns cogumelos porto-belos e os marinei por uns 15 minutos em uma mistura de azeite, molho shoyu e gengibre ralado. Coloquei-os também na churrasqueira por volta de 10-15 minutos, primeiro com o fundo do cogumelo para a brasa e o cindo minutos finais com o topo do cogumelo.

O resultado final esta na foto abaixo:


O acompanhamento de tudo isso foi Quinoa com salsinha, mas essa iguaria por mim descoberta a pouco, deixo para uma próxima vez!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tudo tem um início...

Profissional do ramo de TI, tenho nas veias correndo um sangue GEEK. Adoro tecnologia, vídeo-games, astronomia e muitas outras coisas que enchem os olhos de um "computeiro" assumido. Mas, por incrível que possa parecer, fastfood não é minha praia!

Aprendi desde de pequeno a comer bem na casa da minha vó. Ela, como toda boa mineira, nunca deixa a mesa vazia. O café da manhã sempre emendava na mesa de almoço, que já se transformava em uma mesa de café da tarde, sempre acompanhado com pães de queijo e doce.

Mas isso era minha vida durante as férias. A comida na casa dos meus pais nunca foi tão boa quanto a da minha avó, sendo assim, comecei durante as férias a aprender as "técnicas" de cozinha com minha vó e durante o ano ensinava as empregadas da casa da minha mãe como cozinhar bem.

Com minha mudança para a república, durante a universidade, comecei a me virar mais ainda na cozinha e o hobby foi crescendo. Chegou ao máximo no meu casamento pois juntou-se a fome (eu) com a vontade de comer (minha esposa) e juntos temos a cozinha como uma terapia e a feira como uma diversão!